Preletor




Médico-missionário com mestrado em Missiologia e pós-graduação em Medicina Tropical, pastor Joed Venturini de Souza está envolvido em missões desde 1974, quando aos 8 anos, ele acompanhou os pais que partiram do Brasil para serem pioneiros do trabalho evangélico nos Açores em Portugal. Joed foi criado nessas ilhas portuguesas e fez aí seu ensino primário e secundário. 

Em 1983 mudou para Lisboa onde cursou Medicina e fez seus estudos teológicos no Seminário Batista em Queluz. Em 1991, se formou em Medicina e foi consagrado ao ministério pastoral. No mesmo ano se casou com Ida Helena e seguiram para os Açores como missionários, onde Joed fez também a residência médica

Em 1995 a família foi para a Guiné-Bissau. Trabalharam como missionários da Junta de Missões Mundiais da Convenção Batista Brasileira. Ficaram na Guiné por doze anos, dedicando-se a plantar a igreja entre os Fulas na região leste do país. 

Em 2009, aos 43 anos, Joed e sua família voltaram da África para morar em Portugal. Atua profissionalmente como médico, e ao mesmo tempo, é pastor titular da Terceira Igreja Baptista de Lisboa. 

O casal tem dois filhos: Gabriel, 23 anos, e Rebeca, 18 anos.